segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Feijão com jerimum...




Tudo bem, eu sei que este blog não é culinário... mas no fim de semana acabamos enfiando o pé na comida e na segunda ainda nos acompanha aquela sombra do que foi o domingo...


Pois bem! Encontramos na feira, jerimum... Aos não cearenses, é abóbora. Claro, que minha cearensidade me convida a dizer jerimum... quando não digo jirmummmmmmmm. Ow bicho bom!!! Ok, não é nada absurdo encontrar abóbora na europa!


Fiz um feijãozinho cozido com caldo bem grosso e jerimum. Gostinho do interior do Ceará, gostinho da minha terra, da minha gente... E a forma de comer!!! Amassando o jerimum com o arroz branco e molhando com o caldo... Gente, isso é bom demais! Voltei no tempo, literalmente. No tempo em que além de morar no Ceará, era criança e amassava o jerimum pra comida ficar molhadinha...


São pequenas coisinhas que fazem a diferença toda! É um sabor, um cheiro, uma lembrança e o resgate do amor...


Sempre que for encontrando coisas do meu Cearazim, trarei pra cá para partilharmos...
Foto: HG, 2010.
******

7 comentários:

  1. Olhe, sá minina, meu jeito é assim: feijão, farinha, jirimun amassadinho e cebola pinicada..ai, ai, ai....

    ResponderExcluir
  2. Desse jeito ler esse blog vai vazer a gente engordar... rsrs
    Que gostoso!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ai gente.... é pq é muito bom encontrar pedaços da minha vida, do meu passado num lugar tão estranho! Aí... quero fazer, comer e dividir com vcs!!!
    Beijocas....

    ResponderExcluir
  4. É fácil achar por ai os temperos e ervas que a gente costuma usar aqui no Nordeste?

    ResponderExcluir
  5. Bela... é fácil, sim. Até cheiro verde (cebolinha e coentro), costuma ter por aqui. E ervas, especiarias, fica mais fácil pq são industrializados... Em Amsterdam tem loja de artigos brasileiros, mas além de caros, precisa-se pagar o frete que não é barato... Vou esperar ir novamente a Amsterdam pra comprar coisinhas... Mas dá pra ir se virando!!!

    ResponderExcluir
  6. Que bom! (Apesar do preço) Imagino que seja mais fácil se sentir em casa assim. Afinal aqui no Brasil tudo passa tanto pela cozinha.

    ResponderExcluir
  7. É bem mais fácil assim.... E aos poucos vou descobrindo lugares que guardam algo do Brasil.
    bjs

    ResponderExcluir