sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Lamentável...


Há dois dias que não consigo pensar noutra coisa direito... até escrevi dois outros posts, mas queria mesmo era escrever este, só não conseguia começar.
Eu sou nordestina. Destas que morrem de orgulho e saudade da sua terra, da sua gente, dos seus cheiros, dos seus sabores, das suas cores... principalmente agora que moro tão longe! Já havia escrito um post anterior onde eu dizia que saudade tinha cheiro e forma... e é mesmo. Fiquei orgulhosa com minha região na eleição mais uma vez. Como dizemos no Ceará:- Ô povo macho!!!! Mas sem preconceito, embora a expressão venha repleta de preconceito... mas a sensação de conquista de 70% de votos pró Dilma, pra mim, pelo nordeste, é motivo de orgulho. Meu povo sabe o que tem lhe feito bem e não é masoquista, não. Quer continuar se sentindo bem e partícipe desta mudança. É uma conscientização grande perante o que a mídia, por exemplo, impõe diariamente. Fico deveras feliz e orgulhosa.
E, me deparar com uma enxurrada de comentários absurdos, grosseiros, preconceituosos muitos deles ignorantes sobre o nordestino, aplacou-me o sorriso do encanto e felicidade da nossa vitória. É doloroso não só pelo que foi escrito... não só pelo que lemos... mas principalmente por quem escreveu... a maioria são jovens que deveriam estar dando exemplos de cidadania, democracia, anti-preconceito, anti-racismo... mas aonde estão estes jovens? Talvez naqueles que, humildemente, tentaram reagir a ignorância abraçando o “orgulho de ser nordestino”... eu também tenho! Mas me preocupa mesmo pra onde e por onde estão caminhando nossos jovens.
Claro que estar morando na Europa é bom. Claro que foi a escolha que fiz pra este momento da minha vida. Claro que não estou arrependida. Mas nem por isso menos orgulhosa e apaixonada pela minha descendência, pela minha historia de vida, pela minha região, pelo meu povo. Ao contrário.... Hoje vivo vida de viajante!


3 comentários:

  1. Eu ainda estou toda dolorida e preocupada...

    ResponderExcluir
  2. realmente é deprimente ver o preconceito existente contra os nordestinos, mas as noticias e as reações pós o fato me confortaram um pouco. Essa juventude sem causa nutrida atraves da falta de relações humanas reais que quando postos frente a problemas reais simplesmente se escondem atras de falsos perfis.

    ResponderExcluir
  3. Borboleta... também me preocupo muito!

    Compadre... como vc diz: - é deprimente!

    Beijos pros dois.

    ResponderExcluir