sábado, 20 de novembro de 2010

Tapioca...


Desde que cheguei por aqui, tento encontrar goma pra fazer tapioca. AMO tapioca... Sabia que seria uma das minhas maiores dificuldades, ficar sem ela... Quando engravidei, só pensava em tomar café com tapioca na manteiga... Ow delícia!

Mas... depois de meses, eis que descobri um supermercado chinês na cidade vizinha, Eindhoven, que vende! Nem acreditei quando vi! Claro, comprei logo.

Chegando em casa a pergunta... como se molha a goma? Sempre comprava goma molhada. Não tive dúvidas, liguei pra amiga Lídia, que me ensinou. Vamos ao teste! Num é deu certo!!!!

Ai, que maravilha! Já comi o primeiro kilo... Ah... descobri que lá também vende farinha de milho pra fazer cuscuz, que também não sei, mas juro que vou aprender... O pior é saber que por aqui, não vou encontrar cuscuzeira... Arranjaremos uma alternativa, tenho certeza. O que importa é saber que poderei comer tapioca e cuscuz sempre que quiser, agora.

Ah... tão bom!!!! Aliás... vou fazer um cafezinho...

6 comentários:

  1. Que lindo, HG! Fiquei maravilhado com o seu texto. Como são marcantes e confortantes os sabores de nossa terra, né? Sou do interior de São Paulo. Aqui também temos nossos sabores, tudo bem à mineira.
    Tapioca eu só fui provar das mãos de uma cearense. Eu era inquilino dela. Certa vez ela quis me fazer um agrado e mandou o garoto me levar um copo de leite morno e uma tapioca com manteiga. Eita coisa gostosa! Fiquei fã de tapioca desde então.
    A Holanda deve ser fantástica. Encontrar um mercado chinês foi a sua sorte. Mas me diga, goma e farinha de milho nesse mercado? É comum isso na china? [sorrio]
    Abraço!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu Lobato e O Rato. Ok?
    http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.

    ResponderExcluir
  2. Linda, que bom: tapioca! Uia! E, olha, acho que dá pra fazer cuscuz embrulhado no pano de prato, viu? Não sei bem como é, mas vou perguntar pro Almir que é craque...Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi jefhcardoso... bem vindo!
    Bom... nao conheco a cultura chinesa, mas foi la que encontrei... Fiquei feliz da vida!
    Bom demais os sabores da nossa terra, sim.
    Vou olhar seu blog, com certeza...
    Volte sempre!

    Borboletinha... como e bom sentir o cheiro e gosto da nossa terra!!! Uhhhhhhhuuuuuuuuuuuuuuu
    Parece que nao lembras, ne?! Mas fizemos cuscuz no prato com pano em Guaramiranga... so que quem fez foi a Marineuda. Nao sei como faz... Descobre e me diz.

    Beijossssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Aqui na Bahia a gente chama esse tipo de tapioca de Beiju. Também adoro, principalmente recheado com coco fresco ralado, exatamente como minha mãe fazia.

    ResponderExcluir
  5. Delícia sua tapioca e suas lembranças!
    Se o pano de prana não der certo vamos a minha idéia: lata de leite vazia, funil pequeno e durepox (ai tem?). Dá um furo na tampa da lata e faz um pezinho pra apoiar o funil com o durepox, ai é so colocar a agua na lata e ir enchendo o funil com a farinha de milho molhada. Fica bem bonitinho e faz porções individuais, já fiz muito!

    ResponderExcluir
  6. Ai Bela... com côco é bom demais!!! E viva a Bahia e seus beijus! No Ceará, o Beiju é duro... igual mas duro. Também adoro!

    Dani... que ideia maravilhosa!!! Claro que vou testar... Te digo o resultado.

    bjs, bjs, bjs

    ResponderExcluir