terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dia da Rainha (Koninginnedag)

Países Baixos é o nome de uma região no noroeste da Europa. É um pedaço de terra com 41.526 km² de extensão que ao norte e a oeste limita-se com o Mar do Norte, que é um mar do Oceano Atlântico, a leste limita com a Alemanha e a sul com a Bélgica. Quem nasce nos países baixos é chamado neerlandês ou neerlandesa e o idioma da região, popularmente chamado de holandês , é o neerlandês. É falado no norte da Bélgica e em sua capital, Bruxelas, no litoral nordeste da França, no Suriname, nas Antilhas Holandesas, em Aruba e por certos grupos na Indonésia. O nome Países Baixos vem do fato de um quarto do território ficar abaixo do nível do mar.
Pois bem, nos Países Baixos ou Holanda, o regime político é a Monarquia Constitucional com um sistema Parlamentar no qual o governo é formado pela Rainha (soberano) e pelos Ministros. Por razões históricas, a sede do governo encontra-se em Haia, mas a capital é Amsterdã.
Mas todo este preâmbulo é para apresentar nossa personagem principal, a Rainha Beatriz que foi coroada em 30 de Abril de 1980, sendo a terceira mulher consecutiva a ocupar o trono da Holanda no século XX, sucedendo a Guilhermina (1890-1948), sua avó (que reconquistou a popularidade da monarquia no país, graças à resistência anti-nazista) e a Juliana (1948-1980), sua mãe.
O dia 30 de abril era comemorado o aniversário de Juliana, mãe de Beatriz e se institucionalizou o dia 30 de abril como o Dia da Rainha. Todos os anos nesta data as cidades todas da Holanda se enfeitam de laranja para festejar com música, shows, festas e claro, muita bebida.
Presenciei, este ano o Dia da Rainha. Mais que isso. Comemorei meu aniversário às custas do Dia da Rainha. Explico. As comemorações começaram no dia 29 de abril, dia do meu aniversário, visto que no dia 30 seria feriado...Saímos às ruas de Eindhoven aonde seria palco de shows e curtimos o meu aniversário, com a preparação para celebrar o Dia da Rainha. Rsrsrsrsrs. Foi uma maravilha!



Fotos: Rainha (internet); Festa: HG, 2010.





2 comentários: