terça-feira, 14 de setembro de 2010

“A menina que roubava pots” ou “Vai uma listinha aí???”

Bom... como o título sugere, a idéia não é minha... a querida Borboleta, que roubou post alheio de listas, fez as suas e me instigou a fazer as minhas...
Claro, não sou obsessiva como ela, e não vou publicar milhões de listas... mas quem sabe, com o tempo, eu vá postando outras listinhas.
Me proponho hoje a fazer a primeira lista com o tema que muito me agrada... mais que isso, o tema que comove, me paralisa, me encanta e mais ainda... me dá trabalho, literalmente! Começarei pois, por uma lista nada fácil... listar as cinco melhores peças de teatro que assisti. Não vou cair na burrice de tentar classificá-las. Isso seria impossível! Apenas listá-las:


- Flor de Obsessão – Contos de Nelson Rodrigues. Seleção, direção e atuação de Ricardo Guilherme, um gênio do teatro cearense, pra mim. Essa foi uma das primeiras que vi... Inesquecível!;


- Vau da Sarapalha – Peça sob direção de Luiz Carlos Vasconcelos, do Piollin Grupo de Teatro- PB. Adaptação do conto “Sarapalha” de Guimarães Rosa. É uma peça singular, linda, emudecedora;


- A Divina Comédia de Dante e Moacir – Uma obra de arte! Texto, direção e atuação do meu mestre, Ricardo Guilherme... Ele de novo, fazer o quê?! Conta a saga de Moacir, filho da Índia Iracema e do guerreiro branco Martins Soares Moreno. Moacir recebe o chamado de Deus, que quer ter um particular com ele... o porta-voz de Deus? Dante Alighieri... O percurso é tortuoso até o encontro com Deus. Passando pelo purgatório, inferno, limbo e finalmente chegando ao céu. Lá Moacir é repreendido por Deus por não parar quieto no seu canto, no seu Cearazim... Moacir, um caixeiro viajante...(mito do cearense que está em tudo quanto é canto). E Deus manda Moacir de volta pro seu canto, pro seu “mêi” num pau de sebo. A peça também retrata Moacir como a gênese, o mito do primeiro cearense, fruto da miscigenação... Ah... todos os personagens são feitos por Guilherme.


- Woyzeck – Essa peça é um susto! Ela iria acontecer em duas sessões, encerrando o Festival Nordestino de Teatro, em Guaramiranga, CE. Pois bem! Adoro Matheus Nachtergaele (seu protagonista) e corri para a fila desde cedo... queria ver da primeira fila! A peça aconteceu numa versão, que eles chamam, “Desmembrada”. Que bom! É, muito melhor que a versão com cenário... (apesar de só ter achado imagem da peça com cenário, uma olaria!). Assisti a peça da primeira fila, com algo bem estranho.. a diretora Cibele Forjaz fazendo um sorteio de cenas, como num bingo, ao canto do palco... atores em prontidão ficavam a espera da cena sorteada... ela dizia: - Cena 08, Woyzeck, briga com o capitão. Ambos os atores da cena, avançavam no palco e faziam a cena, com extrema competência e concentração... Algo impressionante! E o espectador ia montando o quebra –cabeça da peça... Ao final do primeira sessão, deveríamos desocupar o teatro para entrada do público da segunda sessão, correto? Não pra mim... Fiquei e arrumei a maior briga... daqui não saio, dizia eu. Vou ver a peça de novo... se é o lugar que você quer, falando com a produtora, sento-me no chão... mas ninguém me tira daqui... ok! Assisti pela segunda vez, com as cenas sendo sorteadas noutra sequência e os atores com a mesma força e concentração dantes... Fantástico!!!


- O Fantasma da Ópera – Vi em São Paulo, no Teatro Abril. Espetacular! Sou apaixonada pelo Fantasma. Tenho várias versões do filme. Talvez umas cinco ou seis versões... e fui à SP ver a versão do musical. Gente, que maravilha! É de uma competência!!! Tiro meu chapéu! Eles são muito bons... atores, músicos e antes deles, a equipe de montagem da Broadway, que vende a franquia e faz o acompanhamento. Eles são muito rigorosos! É encantador... e o teatro tem todas as condições técnicas para que nada escape. E não escapa mesmo! O sistema de som vai circulando na platéia... alternadamente, fazendo com que o público tenha a sensação do Fantasma estar nos rondando, nos cercando... a cena do lustre caindo é outro momento magnífico. A platéia toda grita com um blackout primoroso...
Fim do primeiro ato!


P.S.: Gostei da lista. Acho que deverei fazer mais sobre este tema.

Um comentário:

  1. Adoooorrrooo listas e adorei a sua primeira. Cuidado, vicia. Flor de Obsessão não só foi uma das mais belas peças que vi como foi uma das mais belas experiências que já vivi. Bom. Quase tão bom quanto vir aqui, fazer travessias com você. bjs

    ResponderExcluir