quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Brasil na Bélgica



Fiquei de dar retorno sobre o programa belga que passa aqui na TV holandesa as quintas-feiras sobre o Brasil. Voltei para partilhar.

Quinta-feira passada o tema era comida... ai que maravilha! Esteve no Brasil um chef de um restaurante cinco estrelas para conhecer os sabores "exóticos" brasileiros. O chef era do tipo, topa tudo... tudo que ofereciam a ele, ele provava. Até umas larvas encontradas no tronco de árvores no meio da Ilha de Marajó, que eu nunca tinha ouvido falar, ele provou sem constrangimentos. Um tal de Duru. Acho que é isso! Eu tive nojo, claro!

Mas eu achava que o programa se passaria no nordeste brasileiro. Não foi! Passou-se em Belém do Pará, região Norte. A diferença do programa é que tenta esclarecer para o público europeu não só a feitura do alimento, mas a origem, as plantações, empresas que trabalham na colheita, industrializações e exportações. É de fato, um bom programa com muitas informações, inclusive pra nós, brasileiros.

O que o chef ficou mais impressionado foi com o peixe feito na palha da bananeira, com farofa de farinha de mandioca. Ele não acreditava no sabor. Dizia que aquilo sim, era culinária cinco estrelas. Conheceu a Embrapa e os projetos, principalmente, sobre o cultivo do açaí e cupuaçu. Visitou a Ilha de Marajó. Pescou peixe no tapa a beira do rio. Foi um programa lindo. Encantador!

E no final, foi cozinhar para uma escola na área rural. Cozinhou uma feijoada para mais de 150 crianças. Elas, as crianças, ficavam pondo pressão, batendo as baciinhas na mesa, informando que estavam com fome. Ele suava e corria numa micro cozinha... Acabou dando tudo certo.

O programa encerrou-se com ele indo a um estúdio de TV para gravar, na sessão culinária, uma comida brasileira que ele tivesse aprendido com os produtos bem característicos da cozinha nortista, onde ele mesmo deveria ir ao mercado Ver o Peso, em Belém, comprar os ingredientes. De volta ao estúdio, faria a comida para os apresentadores.

Saiu do Brasil com a intenção de importar produtos e especiarias para seu restaurante na Bélgica, tornando-se assim, único em sabor por lá!


Fotos: Internet, 2010.

3 comentários:

  1. Imagino o gostinho de Brasil que você ficou imaginando daí... :-)

    Bj!
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Oi Rita... é uma maravilha este programa. Passa toda quinta-feira e sobre temas diferentes... Doida pra ver o próximo!

    Oi Rebeca e Jota Cê... Também adorei a sua visita! Volte sempre!

    ResponderExcluir